quarta-feira, 5 de março de 2008

MARÇOS

No dia 08 de Março comemora-se o Dia Internacional da Mulher. Infelizmente – como muita coisa nessa vida – o Dia da Mulher “sofreu” transformações. Esqueceram que esse dia foi escolhido para ser dedicado às mulheres, porque algumas tecelãs que trabalhavam em uma fábrica de Nova York foram brutalmente assassinadas porque se reuniram para reivindicar melhorias no trabalho, uma delas seria a redução na carga horária de 14 para 10 horas (!), e aumento nos salários. Portanto, esse dia, seria a representação da união e força feminina.

Uma data que outrora fora de discussões políticas, atualmente aproveita-se para exercitar o romantismo. É uma mistura de Dia das Mães com Dia dos Namorados, ou seja, basta dar um buquê e dizer “parabéns”, que foi cumprido com as “obrigações” para o dia.

O que nós devemos fazer é nos questionar se realmente a mulher já tem o seu reconhecimento. Precisamos dar o devido valor que merecem. À mulher, não se deve dedicar apenas um dia, mas todos! Piegas? Pode ser. Mas verdadeiro, pois apesar de ter conquistado muitas batalhas, a mulher “paga” um preço alto por essa emancipação, afinal, além de executiva, motorista, professora entre tantas outras profissões, ela ainda tem que cumprir com o papel de mãe, esposa e dona de casa. Tarefas que nenhum homem saberia administrar tão harmoniosamente quanto a mulher.

E mesmo com todo o preconceito, elas – aos trancos e barrancos – procuram cada vez mais se expandir. Essa é uma magnífica característica da mulher: inconformismo.

Mulheres, o poeta disse, “elas sorriem quando querem gritar”, portanto, mostrem o sorriso dos vossos corações, e que esse sorriso seja, na verdade, um urro pedindo o fim de toda indiferença e desrespeito.

Levantem-se, partam essas amarras, ponham um fim ao jugo machista e mostrem a força que têm.

Tu és poderosa mulher, quem – senão tu – é capaz de suportar (e superar) a dor? Dor do preconceito, dor da indiferença, da agressão e a maior, porém não pior, de todas as dores, a dor do parto. Dor essa, que é justamente o que te faz bela, pois és capaz de gerar vida!

Unam-se novamente, marchem na mesma direção e reivindiquem atenção, amor, melhores maridos, filhos, irmãos e pais. Exijam o respeito que merecem. Façam o povo entender a Alma Feminina, e refletir sobre o teu dia, o Dia da Mulher.

Parabéns Mulher!!

4 comentários:

Renato Alt disse...

Perfeito, cara. Faço côro contigo, neste belo texto. Parabéns a você e a todas as suas leitoras.
Abraço!

Carol Costa disse...

Amém nóis tudo! Isso é que é deixar a mulherada em polvorosa, hein?

Cheiro no olho, Dã!

Nanda Soares® disse...

Nem tenho palavras!

Danilo Maia disse...

Mas me diz se elas não merecem, Renato? Merecem isso e muito mais!

________x____________

Amém, Carol!
Mas acho que elas não ficaram assim tão animadas. hehe
Sempre é um prazer imenso saber que você fez uma visitinha por aqui! :)


________x______________

Nan, se quiser, posso te emprestar algumas [palavras]. Quer?